quinta-feira, 17 de maio de 2018

Harry Houdini

Harry Houdini nasceu em 24 de março de 1874 nem Budapeste, com o nome de Ehrich Weisz. Foi um dos maiores ilusionistas de sempre tendo também sido conhecido como o grande Houdini. Muitos dos seus truques, que lhe deram fama, consistiam em escapar de situações praticamente impossíveis, em locais onde estava amarrado ou encarcerado, e aparentemente a sua vida correria perigo se não encontrasse forma de escapar.
Aos 9 anos já era trapezista em espetáculos organizados pelo seu pai, mas cedo desenvolveu uma grande paixão pelos truques de ilusionismo.
A sua morte, em 31 de outubro de 1926, sobreveio na sequência de uma atuação. Numa demonstração em que suportava socos no estomago, foi atingido de surpresa sem ter tempo de se preparar para receber os impactos. Sofreu uma peritonite, mas tendo recusado tratamentos para continuar a realizar os espetáculos programados, rapidamente a situação evoluiu de forma fatal.
Houdini ficou também conhecido por desmascarar charlatães que se diziam possuidores de poderes paranormais, que na verdade não passavam de truques.

Na minha coleção tenho dois trabalhos que abordam a vida de Houdini,

Houdini, o homem mistério, desenhado por Jean Graton e publicado na revista Cavaleiro Andante, número 166


Houdini, el rey de los magos, publicado em Vidas Ilustres, número 104, de 1 de setembro de 1964, desenhado por Raul Alva

Sem comentários:

Enviar um comentário