sábado, 3 de fevereiro de 2018

Séries pelo ar (1)

 A aviação é um tema recorrente na banda desenhada. Não apenas a aviação militar, com episódios, em ambiente de guerra, mas também a aviação civil, com as personagens a protagonizarem aventuras nos mais diversos ambientes.
Há séries dramáticas, outras humorísticas, há séries com todos os episódios tendo a aviação como tema de fundo e outras com a aviação a surgir de forma esporádica, há séries com desenhos realista e séries com desenhos caricatural.
Segue-se ma lista de algumas da séries que identifiquei na minha coleção, com alguns episódios, meramente exemplificativos, da temática referida.

Ases del aire
Um série com origem argentina localizada na I grande guerra mundial, desenhada por Rezzónico com argumento de Eugénio Reynal Arrigo
 

Buck Danny
Um série que traz um piloto desde a II Guerra Mundial até aos dias atuais. Encontram-se episódios em ambiente bélico, em ambiente militar não bélico, e na aviação civil Série lançada para o sucesso pelas mão de Jean-Michel Charlier e Victor Hubinon.

Os gansgsters do peróleo
 
Os piratas do deserto
 
O tigre da malásia.
 
Buz Sawyer 
Deseahda por Roy Crane, tendo nascido como uma série protagonizada por um piloto dos Estados Unidos na II Guerra Mundial, evoluiu para outras áreas, embora Buz Sawyer tivesse mais tarde retomado o se papel de piloto em ambientes da guerra da Coreia e da guerra do Vietnam.

O primeiro episódios da série
 
Em Um voo fora de tempo, (um episódio no continente asiático).
 

Duas séries que se situam na II guerra mundial, em duas perspetivas da guerra e em momentos diferenciados do conflito, as duas  com argumento de Philippe Pinard e desenhos de Olivier Dauger
Ciel de Guerre,
 

Ciel en ruine
 
Dan Cooper, uma criação de Albert Weinberg, cruza em alguns episódios o ambiente da aviação com contextos de ficção científica.

A barreira do silêncio
 
Desafio
 
Terror em Red Cliff
 
O Barão vermelho
 
Céu da Noruega
 

Sem comentários:

Enviar um comentário