quinta-feira, 30 de março de 2017

Matias Sandor

Matias Sandor é um conde húngaro que pretende organizar uma conspiração para libertar o país da subjugação austríaca, juntamente com os seus amigos Estevão Bathory e Ladislau Saztrnary.
Um pombo enviado com uma mensagem secreta é apanhado por dois homens, Zirone e Sarcany, que a descodificam e que juntamente com o banqueiro de Sandor, denunciam a conspiração. Os três amigos são presos e condenados à morte, mas já na prisão, conseguem saber quem os traiu e tentam fugir para se vingarem. Apenas Matias Sandor consegue fugir, não sem antes um outro denunciante Carpena, surgir no seu processo de fuga, para regressar quinze anos mais tarde sob outro nome.
Durante o caminho que Sandor segue para obter a sua justiça descobre que a sua filha que julgava morta foi raptada pelo banqueiro que o traiu.
No final, Sandor consegue que três dos denunciantes sejam presos na ilha que ele próprio governa. Organiza um julgamento em que os três são condenados à morte. Uma tentativa de fuga causará a morte dos três ao ativarem minas que rodeavam a sua prisão.
Possuo duas adaptações desta obra de Júlio Verne

De Eugénio Silva, numa publicação em álbum

De Fernando Bento, na revista Diabrete


Sem comentários:

Enviar um comentário