segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Vasco da Gama

Não se sabe em que data nasceu Vasco da Gama, sabendo-se que terá sido em Sines.
Em 1497 foi encarregado pelo rei D. Manuel I de encontrar um caminho para a Índia pelo sul do atlântico através do cabo da Boa Esperança que tinha sido dobrado em 1488 por Bartolomeu Dias. Em maio de 1498 chegou a Calecut após uma atribulada viagem. Em 1502, depois de ter sido nomeado almirante das Índias, voltou a partir comandando uma frota de 21 navios, tendo criado entrepostos comerciais, feito alianças bélicas e comerciais e feito um bombardeamento da cidade de Calecut.
Regressou a Lisboa e durante mais de 20 anos não lhe foi atribuída qualquer missão. Em 1524 voltou à India, desta vez como você-rei nomeado pelo rei D. João III, mas morreu pouco tempo depois da sua chegada em Cochim em 24 de dezembro de 1524.
Embora surja em várias adaptações na banda desenhada portuguesa, já o mesmo não sucede fora de Portugal, o que é estranho, considerando que com a sua viagem marítima para a Índia, se criou uma nova forma de fazer comércio, se mudaram os polos comerciais europeus, e se abriu o caminho à presença europeia no extremo oriente. Tratando-se de uma personagem responsável por um facto que mudou a história do mundo é de estranhar a sua pouca relevância na banda desenhada internacional.
Na minha coleção existem várias presenças de Vasco de Gama.
  
Lições de História Pátria por Eugénio Silva
Baptista Mendes no Mundo de Aventura 476 de 25 de novembro 1982
Por José Garcês e A. Carmo Reis no Jornal da BD  241 a 248 em A Grande Aventura
Álbum Vasco da Gama e a Índia da autoria de Carlos Santos e Fernando Santos
Portugal 8 Séculos com desenhos de José Morim e texto de Maria da Conceição Fernandes

Por José Ruy em Os Lusíadas

Vasco da Gama, na coleção A Descoberta do Mundo, desenhado por Eduardo Teixeira Coelho com argumento de Jean Ollivier.


Sem comentários:

Enviar um comentário