quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Detectives particulares (4)

Cobalt
Cobalt foi uma série  criada por Walter Fahrer no desenho e por Greg no argumento para a revista Tintin entre 1971 e 1975.
Com a sua assistente Paprika . Cobalt, em argumentos cheios de bom humor, faz as suas investigações, procurando pessoas que se encontram desaparecidas.

Blacksad
Blacksad é o protagonista, detetive particular, de uma série em as personagens são animais com características antropomórficas.
Criação de Juan Díaz Canales no argumento e Juanjo Guarnido no desenho, a série retrata uma sociedade animalesca com todas as caraterísticas da sociedade humana.
Blacksad é um gato preto sempre na esteira de raptos, assassínios, corrupção e muitos outros crimes.

Buz Sawyer
Série criada por Roy Crane em 1943, em plena II guerra mundial, campo onde se situava a ação do protagonista.
Após a guerra trabalhou para uma companhia petrolífera, mas a intervenção dos Estados Unidos na Coreia e no Vietname vltou a colocar Buz nos terrnos bélicos.
Mais tarde acaba por ser um detetive particular naquela que é já uma fase decadente da série, não deixando no entanto de colocar este protagonista como detetive particular.


Os Buscadores
Série inglesa criada em 1966 por Les Liley no argumento e desenhos de  John M. Burns. Os protagonistas da série são uma dupla de detetives, Susanne Dove e Jacob Benedick, de uma agência privada cuja principal função é procurarem pessoas. Com base em Inglaterra têm missões em vários locais do planeta.
A série terminou em 1971.

Lesley Shane
É uma detetive privada que tem alguns dos seus casos em temáticas do fantástico e do paranormal.  Esta elegante detetive foi criada por Oliver Passingham e teve publicação entre 1952 e 1955.
Enquadra-se no tipo de séries em que o protagonista possui um enigma que o vai acompanhando ao longo de vários episódios. Neste caso trata-se Mastermind.


Simon Crane
Detetive particular criado para uma revista juvenil feminina, com publicação na década de sessenta na Inglaterra.
As suas histórias conhecidas em Potugal com desenhos de Vitor peon, constam de curtos argumentos que se desenvolvem em episódios de duas páginas, onde a ação decorre a uma ritmo elevado.

Caroline Baldwin
Série criada por André Taymans em 1996 que retrata uma detetive que vive no Canadá. Bela, inteligente, desportiva e solteira, possui uma personalidade forte e independente de mulher moderna
As histórias de Caroline Baldwion remetem-nos para um mundo onde a ficção nos parece a realidade, quando nos surgem as influências dos poderes que governam a sociedade e distorcem as relações de convivência social normal e justa.



Sem comentários:

Enviar um comentário