segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Detectives particulares (2)


Gil Jourdan
Gil Jourdan é o protagonista da série com o mesmo nome, surgida em 20 de setembro de 1956 na revista belga Spirou. A sua criação deve-se a Maurice Tillieux, que mais tarde seria substituído nos desenhos por Gos até ao final da série.
Gil Jourdan é um detetive particular licenciado em direito, que se envolve em casos bem estruturados, quase sempre com caraterísticas realistas, embora os argumentos de tillieux, por vezes tendam também para o fantástico e a ficção científica.
Gil Jourdan tem na resolução dos seus casos a ajuda de  André Libelule, André Libelule e Queue-de-Cerise.

Ginger
Ginger é um detetive criado em 1953 por Jidhem. A série seria interrompida pouco tempo de pois e apenas em 1979 retornaria no Spirou.
A personagem é posta em confronto de variados enigmas, muitas vezes na margem do fantástico, para os quais ele encontra a solução, na companhia de Veraline.


Big Ben Bolt
Big Ben Bolt, que ficou conhecido em Portugal como Luís Euripo, começou por ser uma série dedicada ao pugilismo. Quando o personagem abandonou a carreira desportiva a série perdeu interesse, com Big Ben Bolt a dedicar-se a múltiplas atividades, com a intenção de tentar prender os leitores da série.
O trabalho como detetive particular foi uma das atividades que Big Ben Bolt desenvolveu.



Nestor Burma
Adaptação feita por Tardi dos romances policiais de Leo Malet, protagonizados pelo detetive particular Nestor Burma.
Tardi consegue retratar um ambiente bastante credível a partir dos textos de Leo Malet, criando um detetive.
Emmanuel Moynot e Nicolas Barral, Casterman continuaram a série posteriormente ao abandono de Tardi, mas continua a ser a criação deste último que melhor marca a adaptação deste policial para a BD.


Harry Chase
Harry Chase é o típico detetive particular americano, com base de rabalho em Los Angeles, tal como os conhecemos da literatura, sempre  em risco, sempre a levar pancada e sempre a vencer, nem sempre respeitando todos os pormenores legais.
Foi uma criação do argumentista Claude Moliterni e do desenhador Walter Faher em 1976.



Alack Sinner
Detetive particular saído da imaginação de dois argentinos no ano de 1975, Carlos Sampayo no argumento e José Muñoz no desenho.
Ambiente da marginalidade de Nova Iorque a série carateriza-se pelo intenso das relações entre as personagens e o modo como elas se influenciam.
Uma banda desenhada onde o uso do preto e branco se adequa de forma perfeita ao conteúdo dos argumentos e comportamentos das personagens.


Sam Pezzo
Série com um detetive particular localizada em Itália, uma criação de Vitorio Giardino  em 1979.
Trata-se de um detetive elegante e com requinte, que combate o crime organizado e a corrupção politica e financeira, percorrendo as ruas de Bolonha com a sua silhueta de bigode e com um cigarro preso na boca.


Nero Wolfe
Personagem criada na literatura policial em 1934 por Rex Stout. É um detetive particular, gordo, que raramente sai de casa, e resolve os casos com as informações que o seu ajudante Archie Goodwin lhe traz e convocando os suspeitos para o seu gabinete.

Existem várias adaptações deste detetive para a banda desenhada de que aqui refiro três: John Broome no argumento e  Mike Roy no desenho; Christiansen no desenho e France  Herron no argumento; J.C de la Royèreno argumento e A. Taymans no desenho.



Sem comentários:

Enviar um comentário