sábado, 25 de abril de 2015

Os Lusíadas


Os Lusíadas é a grande obra da literatura portuguesa. Escrita por Luís de Camões, narra alguns factos da história portuguesa até ao regresso a Portugal dos descobridores do caminho marítimo para a Índia, focando-se nesta viagem a ideia central da poema. A luta do homem perante a natureza para levar ao fim tão grande empresa.
José Ruy fez a adaptação desta obra para a banda desenhada, tendo por base o poema de Camões, mas não se coibindo de introduzir algum texto  da sua autoria, com o objetivo de facilitar a leitura e interpretação.
Sendo evidente que a adaptação não substitui a leitura do poema original, complementa-a, dando-lhe uma dimensão visual de grande qualidade.
A obra foi publicada no jornal da BD em 1983 e 1984 dos números 33 a 40, 61 a 64, 97 a 99 e 115 a 120. Também está publicada em álbum, possuindo eu as duas versões na minha coleção.
Baptista Mendes fez também a adaptação para a banda desenhada de um episódio de Os Lusíadas. O Veloso, publicado em 19 de junho de 1980 no número 350 da II fase do Mundo de Aventuras.

José Ruy

Baptista Mendes





Sem comentários:

Enviar um comentário