sábado, 17 de janeiro de 2015

She

Henry Rider Haggard foi um escritor inglês de grande sucesso nos últimos anos do século XIX e no início do século XX. Escreveu histórias de aventuras, quase todas ambientadas no continente africano.
Em 1887 publicou She,  que narra a viagem que Horace, Leo e Job efetuam na pista das origens de um fragmento que Leo herdou do seu pai. As pistas conduzem-nos a um reino no interior de África governado por uma misteriosa rainha branca, Ayesha, que tem 2000 anos.
Este livro teria continuidade em 1905, com Ayesha: The Return of She, e em 1921 com She and Allan.
She teve várias adaptações cinematográficas, sendo uma das mais conhecidas, realizadas em 1965, com Ursula Andress no papel de Ayesha. Também existem adaptações para teatro musical desta obra de H. Rider Haggard.
A banda desenhada não ficou indiferente a esta história e também fez as suas adaptações.
Na minha coleção existem duas adaptações. Uma, desenhada por José Luis Salinas, publicada originalmente na revista argentina Hogar, em 1940 e 1941, e intitula Ella, com uma edição mais recente em álbum das Ediciones Record.
A outra, adaptada no texto por Piero Selva e desenhada por Guido Buzzelli, sob o título A dama eterna, foi publicada na revista Mundo de Aventuras, entre os números 183 e 196 da II fase, entre 31 de março e 30 de junho de 1977, tendo sido editada em Itália , dois anos anos no Il Corriere dei Ragazzi.
Título
Desenhador
Publicação na minha coleção
A dama eterna
Guido Buzzelli
Mundo de Aventuras



Ella
José Luís Salinas
Álbum, Ediciones Record





Sem comentários:

Enviar um comentário