segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

relendo... ao acaso: Rip Kirby



Episódio
As duas mães

Série
Rip Kirby

Autores
Desenhos: Alex Raymond

Dados sobre o episódio
Título original: Bleak prospects
Data da publicação original: de 13 de outubro de 1947 a 12 de junho de 1948.
Leitura: Antologia da BD Clássica 3- Rip Kirby
Edição: Futura/ 1982
53 páginas (210 tiras)/ p/b
Resumo
O filho de uma amiga de Pagan Lee é vítima do tráfico de crianças, sendo comprado por um casal de milionários. Rip segue a pista que o leva à eliminação da quadrilha responsável pelo tráfico. No entanto o casal embarca num iate e Rip Kirby tem que descobrir o paradeiro do barco. Essa investigação leva-o a Marselha e finalmente a Paris, onde tudo termina, com a mãe a conseguir recuperar o filho e o casal americano a arranjar três crianças para adotar.

Comentário
Este é o episódio mais longo desta série. Essa extensão permitiu que o argumento fosse desenvolvido de modo estruturado e sem saltos narrativos com o objetivo de abreviar o final. É uma boa história de investigação com uma abrangência muito ampla em termos de situação social do pós-guerra, quer nos Estados Unidos quer na Europa. Não é, aliás, o único episódio de Rip Kirby desta época, onde os problemas sociais surgem em primeiro plano.
O desenho de Raymond está em plano elevado, com um traço elegante e rigoroso, mostrando um domínio perfeito da técnica do contraste branco e preto.



Sem comentários:

Enviar um comentário