segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

relendo.. ao acaso: Blake e Mortimer



Episódio
O estranho encontro

Série
Blake e Mortimer

Autores
Argumento: Jean Vam Hamme
Desenhos:Ted Benoit

Dados sobre o episódio
Título original: L’étrange rendez-vous
Data da Publicação original: 2001
Leitura: álbum
Editora: Meribérica/Liber- 2001
64 páginas/ cor
Resumo
Em 1777 um oficial, antepassado de Mortimer, desaparece após uma batalha da guerra de independência dos Estados Unidos, e apesar do relato feito pelo tambor do regimento, de que o vira desparecer no meio de luzes vindas do céu, ele é dado como desertor.
Em 1954, uma testemunha vê as mesmas luzes, noutro local muito distante, e quando as luzes desaparecem vê um corpo caído no chão, morto, que se vem a provar ser o oficial desparecido, que transporta consigo uns óculos que permitem  a visão noturna e uma arma que quando apontada à cabeça faz as pessoas desmaiar, objetos que são mostrados a Mortimer, chamado aos Estados Unidos para tentar esclarecer o mistério.
Entretanto Blake, também nos Estados Unidos, é atacado por dois indivíduos que possuem uma arma dessas.
O ditador de O segredo do espadão também regressa  durante este episódio, acompanhado de Olrik. A possibilidade de os estranhos serem extraterrestres não se confirma, estando-se perante uma situação mais espantosa.

Comentário
Um excelente argumento, o que não é de espantar, pois Van Hamme é dos melhores argumentistas da BD belga. Está-se perante um dos melhores episódios da fase posterior a Jacobs. Excelente a forma como Olrik é reintroduzido na série, assim como o ditador Bassam Dandu.
Neste episódio a série regressa às viagens no tempo, só, que em minha opinião, de um modo mais interessante que em Armadilha Diabólica.



Sem comentários:

Enviar um comentário