sábado, 4 de outubro de 2014

Robinson Crusoe


Quando se fala de Robinson Crusoe é feita imediatamente a associação com o marinheiro naufragado e vivendo isolado numa ilha.
Sem dúvida que essa associação é correta, mas as aventuras de Robinson Crusoe não param com o seu salvamento. Robinson continuou a cruzar o mundo e a viver novas aventuras.
Deve haver múltiplas adaptações desta história para a banda desenhada, mas aqui apenas me referirei  às que tenho acesso na minha coleção.
Em 5 de Maio de 1977  a revista Mundo de Aventuras no nº 188, da então designada V série, mas que atualmente é referenciada como II fase, publicava, sem indicação do autor, uma adaptação de As aventuras de Robinbson Crusoe abarcando todas as suas aventuras num total de  24 páginas a preto e branco.
A adaptação não é de grande qualidade e o início da 2ª parte das aventuras encontra-se muito abreviado.
De Chiqui de la Fuente, com guião de Carlos Soria, uma adaptação com um estilo gráfico diferente.

Uma outra adaptação está na coleção Classicos Ilustrados, que reúne  num único volume várias histórias publicadas na coleção Joyas Literarias Juveniles.
Nesta adaptação temos a clássica aventura da ilha  publicada isolada, com desenhos de Juan Escandell,  e depois uma versão paras as Nuevas Aventuras de Robinson Crusoe desenhada pelo argentino Cesar Aurélio Spadari.


Sem comentários:

Enviar um comentário