segunda-feira, 6 de outubro de 2014

relendo ao acaso: Matt Dillon



Título
A justiça da pradaria

Série
Matt Dillon

Autores
Desenhos: Harry Bishop

Dados sobre o episódio
Publicação original: jornal Daily Express
Leitura: Mundo de aventuras nº  253 (II fase)
Data da publicação: 3 de agosto de 1978
74 tiras- 19 páginas/ p/b
Resumo
Um atraso na chegada do comboio faz com que Matt Dillon peça ao capataz de uma manada que acaba de chegar, O’Keefe, para aguardar mais algum tempo antes de se dirigir para o local de embarque. Este não aceita bem a ideia e muito menos que a sua patroa, Nora Chrisholm,  que acompanhou a viagem, não lhe permita ir ao saloon.
Durante a noite em que O’Keefe e alguns vaqueiros vão á cidade, deixando a manada com pouca vigilância, dois ladrões, tio e sobrinho, tentam roubar um animal. O assalto corre mal, o tio morre, o sobrinho é apanhado e o gado tresmalha-se. O’Keefe pretende enforcar o jovem, Jem Latimer, contra a vontade de Nora, e é a chegada de Dillon que resolve a situação.
O’ Keefe é despedido e jura vingar-se de Nora. Tenta assaltá-la mas a rancheira consegue dar o alarme e ele tem que fugir.
Perseguido por Dillon, encontra refúgio em casa do jovem que assaltou a manada. A fome que se passa em casa desse jovem levou Dillon a pedir à sua amiga  Kitty que lhe leve alimentos. Ao chegar ao local O’Keefe pretende retê-la, no entanto ela consegue que o seu acompanhante fuja. A tentativa de fuga fracassa e ele morre, quando a carroça cai num precipício, não sem antes revelar ao jovem Jem que o culpado do acidente é O’Keefe. O jovem vai pedir auxílio a Dillon que detém O’Keefe. Este acaba morto num disparo acidental quando tenta fugir.

Comentário
Excelente argumento com personagens que não são estereótipos. Não existem o bem nem o mal absolutos neste episódio, sendo os atos relativizados e justificados em função das circunstâncias.
O desenho de Bishop  joga de forma feliz com as sombras, acentuando o movimento dos corpos.



Sem comentários:

Enviar um comentário