segunda-feira, 15 de setembro de 2014

relendo... ao acaso: Lucky Luke



Título
Corrida para Oklahoma

Série
Lucky Luke

Autores
Texto: Goscinny
 Desenho: Morris

Dados sobre o episódio
Publicação original: revista Spirou (belga) ente os números 1046 a 1070
Data da publicação original: de 1/5/1958 a 16/10/1958
Título original: Ruée sur l’Oklahoma
Leitura: Álbum- Corrida para Oklahoma/ Editora Meribérica
44 páginas/cor/1981 ou 1982
Resumo
As terras do estado de Oklahoma estão disponíveis para serem colonizadas. Quem primeiro as ocupar toma posse delas, mas ninguém pode entrar no estado antes do dia marcado. Lucky Luke é incumbido da missão de assegurar que tudo se passará dentro das regras.
Na tentativa de impedir que alguém ganhe vantagem, partindo antecipadamente, prende três bandidos, Beastly Blubber, Coyote Will e Dopey, que mais tarde irão tentar tomar conta da cidade que os primeiros colonos constroem.

Comentário
Este episódio tem por inspiração factos históricos reais.  A corrida com data marcada aos territórios do Oklahoma teve existência.
Em contraposição ao argumento de Goscinny, a realidade para os índios foi mais dura e letal.
Trata-se de um álbum ainda fase inicial da colaboração com Goscinny, onde os seus argumentos ainda não tinham atingido a qualidade que viria a ocorrer  nos álbuns seguintes, embora seja evidente a sátira social e política na luta pelo poder na nova cidade e no modo como o idiota da cidade conseguiu ser eleito.
Neste episódio Jolly Jumper tem uma passagem discreta sem as cenas de protagonismo que noutros episódios ocorrem.
No álbum da Meribérica está indicado erradamente Morris como autor do argumento. Ressalve-se que nas primeiras edições em língua francesa a capa também apenas identificava Morris. Só recentemente surge na edição em álbum a autoria de Goscinny.



Sem comentários:

Enviar um comentário