sábado, 30 de agosto de 2014

Dicionário dos autores de banda desenhada e cartoon em Portugal



Para quem quiser ter a perceção de quem em Portugal fez banda desenhada, desde o final do século XIX, até à data de edição   deste livro, a leitura desta obra é fundamental. Encontramos lá desde os precursores do cartoon aos jovens que se encontravam ainda com pouca obra publicada no final da década de 90 do século passado.
Da autoria de Leonardo de Sá e de António Dias de Deus e lançado pelas Edições Época de Ouro, podemos encontrar um número elevado de autores, ordenado por orem alfabética do último nome, ou do nome pelo qual ficaram conhecidos, desde Abel Manta até Rui Zink.
Possui ainda um quadro cronológico dos factos que os autores consideram mais relevantes para a banda desenhada e o cartoon em Portugal, que se inicia em 1847 e termina em 1999.
A obra termina com um conjunto de páginas de alguns autores: Hypollite Collomb, Oskar, José de Lemos, Arcindo, Rudy, Guy Manuel, António Cardoso Lopes, Fernando Bento, José Ruy, Eduardo Teixeira Coelho, Nuno Amorim, Zé Manel,  Diniz Conefrey, António Serer e Luis Louro



Sem comentários:

Enviar um comentário