segunda-feira, 14 de julho de 2014

relendo... ao acaso: Alain Cardan



Título
Alô, aqui Venus

Série
Alain Cardan

Autores
Argumento: Yvan Delporte
Desenho: Gerald Forton

Dados sobre o episódio
Título original: Allo… ici Venus
Publicação original: revista Spirou do nº 1046 ao nº 1068 (Bélgica)
Data da publicação original: 1 de maio de 1958 a 2 de Outubro de 1958
Leitura: revista Zorro do nº 54 ao nº 67.
Data da publicação: 19 de outubro de 1963 a 18 de janeiro de 1964
44 páginas/ P/b e 1 página a cores.
Resumo
Uma mensagem rádio de Vénus é recebida no centro onde Alain Cardan trabalha.
Uma nave que se preparava para partir para a Lua é enviada a Vénus, com uma equipa de que fazem parte entre outros, Cardan e o seu amigo jornalista Cristóvão. A viagem é no entanto sabotada pelo secretário do milionário Drossos, que sofreu um acidente e se encontra em coma. Conseguindo resolver os problemas na nave sabotada, Cardan e os companheiros chegam ao planeta, onde descobrem que já por lá se encontra um equipa de homens cujos equipamentos sofreram avarias. A equipa foi enviada por Drossos para reivindicar a posse do planeta e evitar lutas entre países pela  sua conquista. Todos desconfiam que o responsável pelas sabotagens seja o secretário de Drossos, que iria ser acusado pela equipa que foi para Venus de desvio de dinheiro. Um abalo sísmico precipita a fuga de todos num foguetão atómico que, apesar das dificuldades de entrada na atmosfera, consegue trazer todos os homens em segurança à Terra.

Comentário
O argumento é fraco. Vale no entanto por se tentar enquadrar nos conhecimentos que existiam na época sobre Vénus. A descoberta de que a temperatura de Vénus é de mais de 425 ºC é contemporânea da escrita do argumento, e poderia ainda nãos ser pública. Mesmo sendo, residia na altura a dúvida sobre se a temperatura era à superfície ou resultava da reflexão na atmosfera. Muito pouco credível, mesmo para os conhecimentos da época é a reentrada na atmosfera.
O desenho a preto e branco fica pouco legível, sendo que a única página colorida que foi publicada resultava de melhor efeito.
Apesar de algumas informações que colocam Forton como argumentista, os álbuns publicados em língua francesa trazem sempre Delporte com autor dos argumentos.



Sem comentários:

Enviar um comentário