segunda-feira, 30 de junho de 2014

relendo... ao acaso: Yves, o lobo



Título
A infância do herói

Série
Yves o lobo

Autores
Argumento: Jean Ollivier
Desenho: Eduardo Teixeira Coelho

Dados sobre o episódio
Título original: Les enfances du preux
Publicação original: Vaillant do nº 773 a 784 (França)
Data da publicação original: de 6 de março de 1960 a 22 de maio de 1960
Leitura: Mundo de Aventuras nº 445 (II fase)
Data da publicação: 22 de abril de 1982
23 páginas p/b
Resumo
Quando Yves fez 14 anos, Nascien, o lenhador, informou-o que é apenas seu  pai adotivo e está na hora de ele partir para procurar o seu caminho. Antes, porém, levou-o à feiticeira, que o informou que terá a proteção dos lobos.
Partiu pela floresta e encontrou uma tenda com comida. Entrou e comeu. O dono ficou furioso, mas Yves atacou-o e quase o matou. Gaheris, assim se chamava o homem, acabou por levar Yves consigo e ensinou-lhe a utilização das armas e dos cavalos. Quando Gaheris soube que Yves estivera com uma jovem branca feiticeira, ficou assustado e disse-lhe que deveria partir.  Yves foi embora e  encontrou um grupo de salteadores que pretendia assaltar Gaheris. Yves levou-os à casa do seu benfeitor, mas fez tudo para que alarme fosse dado e o assalto falhasse. No entanto Gaheris não lhe perdoou e decidiu matá-lo. A intervenção de uma alcateia obrigou Gaheris a libertar Yves, mas pediu-lhe que partisse.

Comentário
Argumento baseado em elementos fantásticos, essencialmente dedicado a um público infantil, e nessa perspetiva tem que ser considerado bom. O desenho de Eduardo Teixeira Coelho consegue o seu melhor efeito nas vinhetas em que  pretende incutir o efeito de movimento.
A publicação foi feita com as páginas na posição horizontal, o que, analisando a numeração original das páginas, parece ter como objetivo manter a configuração das vinhetas na página.


Sem comentários:

Enviar um comentário