segunda-feira, 5 de maio de 2014

relendo... ao acaso: Quatro Dedos - o homem de papel



Título
Quatro dedos - O homem de papel

Autores
Argumento: Milo Manara
Desenho: Milo Manara

Dados sobre o episódio
Título original: Quatre doigts
Publicação original: revista Pilote (mensal) do nº 92 ao nº 95 (França)
Data da publicação original: de 1 de janeiro de 1982 a 1 de abril de 1982
Leitura: Jornal da BD do nº 9 ao nº 16
Data da publicação: 26 de agosto de 1982 a 18 de novembro de 1982
46 páginas/ cor
Resumo
Quatro Dedos vai ao encontro de  Gwendoline,a sua amada longínqua. Encontra um antigo sargento do exército britânico que se oferece a uma patrulha do exército para levar uma índia, Coelho Branco, prisoneira até Forte Laramie. No percurso cruzam-se com um clérigo que quando chove fica furioso,  destrói tudo e agride toda a gente. Entre Quatro Dedos e Coelho Branco vai surgindo uma atração que faz com que Quatro Dedos faça tudo para  libertar a índia e lhe facilitar a fuga. Marcam um ponto de encontro mas, quando estão prestes a reunir-se, Coelho Branco é morta.

Comentário
Argumento cheio de humor e de situações absurdas. Uma história onde todas as personagens estão exageradas e todas as situações são levadas ao limite do real.
Manara deixa aqui um pouco da sua marca no desenho erótico, na figura de Coelho Branco e na tensa relação com Quatro Dedos.
Nesta edição, regista-se a fraca qualidade da impressão e do papel que não deixa legivel o texto nos balões. Muito positivo, o facto de a publicação em Portugal ter sido pouco tempo depois da publicação original na revista Pilote.



Sem comentários:

Enviar um comentário