segunda-feira, 12 de maio de 2014

relendo... ao acaso: Libell



Título
Llibel

Autores
Desenho: Roberto Bonadimani

Dados sobre o episódio
Título original: Libell
Publicação original: revista Il Mago nº 79 ( Itália)
Data da publicação original: março de 1979
Leitura: revista Riquiqui nº 6
Data da edição: 5 de julho de 1979
15 páginas7 p/b
Resumo
O robô Androckss 314 pousa no planeta Llibell e procura um qualquer habitante de Wanack. Enci, uma humana, e o seu robô conduzem-no ao porto franco, onde talvez se encontre algum Wanack. Durante o caminho mostram a Androckss 314 a beleza do planeta e dos sentimentos.
No porto, o Wanack presente é um comerciante que acaba de ser preso por venda de mercadoria defeituosa. O Wanack reconhece o robô como sendo um robô de guerra, que tem que obedecer a ordens, e faz chantagem com os habitantes de Llibell para que o libertem ou o robô fará explodir as 3 bombas nucleares que possui. O Wanack é libertado, mas já a bordo da sua nave ordena ao Androckss 314 que largue as bombas em Llibell. O robô confronta a informação que recebeu em Libell com as ordens e decide desobedecer.

Comentário
Uma argumento alegórico, sobre as relações homem-máquina e o planeta Terra. Esta história faz muito mais sentido na época em que foi escrita, a meio da década de 70 do século passado, em que os Estados Unidos e a União Soviética aumentavam o número de misseis nucleares que apontavam para o outro lado. O desenho não é muito nítido, talvez devido a má impressão, mas a organização gráfica das páginas é interessante.



Sem comentários:

Enviar um comentário