segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

relendo... ao acaso: Gabriela e a princesa “invisível”



Título
Gabriela e a princesa “invisível”

Autores
Argumento: Maria Falcão
Desenhos: Manuela Torres

Dados sobre o episódio
Leitura: revista Fagulha do nº 181 ao nº 198.
Data da publicação: de 1 de agosto de 1965 a 1 de abril de 1966
16 páginas/ cor e p/b
Resumo
Gabriela é uma jovem jornalista, colocada pela revista em que trabalha num hotel, onde se encontra hospedada uma princesa, com o objetivo de obter fotos e informações. Ninguém tem conseguido aceder à princesa e por isso foi usado este truque. Gabriela acaba por conseguir descobrir a princesa e o filho, que se encontra a recuperar de uma doença. A jovem salva o pequeno príncipe de um incêndio e consegue desse modo falar com a princesa. Quando recebe ordem do chefe para escrever a reportagem e publicar as fotografias, fica com remorsos de se estar a aproveitar da doença do príncipe e das confidências de sua mãe. Decide rasgar as fotografias e despedir-se. A princesa descobre o que se passa e deixa que Gabriela faça uma reportagem sobre a sua vida, desde a infância, fornecendo-lhe fotos inéditas.

Comentário
O argumento é fraco, mas não deixa de ser curioso, que numa revista dedicada a jovens do sexo feminino, e muito conservadora, esta temática fosse abordada, embora numa perspetiva extremamente moralista.
Também se pode verificar que a perseguição às figuras da realeza não é um assunto de agora, mas já criava alguns problemas nos anos sessenta. O desenho não entusiasma, havendo figuras humanas em que não são visíveis os olhos, o nariz e boca, sendo o rosto  representada por uma mancha uniforme.



Sem comentários:

Enviar um comentário