segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

relendo... ao acaso: O segredo daquela arma



Título
O segredo daquela arma

Dados sobre o episódio
Leitura: Colecção Apache nº 191
Data da publicação: Entre finais de 1977 e início de 1978
64 páginas/ p/b
Resumo
Marta é uma viúva que vive sozinha com o seu cão. Um grupo de índios ataca a sua casa mas o xerife Tom Sands surge e consegue afastá-los, não sem que antes incendeiem a casa. O xerife quer levar Marta para a cidade mas ela recusa.
Brad Bishop é um vagabundo que aproveita para roubar alguma comida nas ruinas da casa de Marta e rouba também um velho revólver que o incêndio deixou à vista num esconderijo.
O revólver tem um segredo. Um mapa com um tesouro.
Brad é atacado pelo bando de Oscar Soame que o deixa à beira da morte.
O tesouro está junto da casa de Marta e o bando pretende desaloja-la. Raptam-na e levam uma velha índia para tomar conta dela. O xerife descobre o rapto de Marta e consegue saber onde esta se oculta, libertando-a.  Oscar Soame encontra o tesouro, mas é mordido mortalmente por um lagarto. Os restantes elementos do bando fogem com o tesouro mas são apanhados pelo xerife.

Comentário
História publicada em pequeno formato com duas a três vinhetas por página. Em duas das páginas apenas há uma vinheta. Os desenhos são agradáveis e o arranjo das vinhetas está trabalhado de modo a  adequar-se, em várias situações, ao seu conteúdo, adquirindo formatos diferentes.
O argumento é fraco. A história é muito embrulhada, não sendo possível o mapa  estar dentro do revólver, visto ser demasiado grande, como pode ser confirmado numa das vinhetas em que aparece nas mãos de Oscar Soame. Também não se percebe para que serva a velha índia na história.



Sem comentários:

Enviar um comentário