segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

relendo... ao acaso: Yalek




Título
O império do medo

Série
Yalek

Autores
Argumento: André-Paul Duchateau
Desenho: Christian Denayer

Dados sobre o episódio
Título original: L'empire de la peur
Publicação original: Jornal Le Soir (Bélgica)
Leitura: Jornal da BD do nº 209 ao nº 217
Data da publicação: de 5 de agosto de 1986 a 23 de setembro de 1986
44 páginas/ cor
Resumo
Yalek e Pocket são contratados para irem fazer uma reportagem na Suiça sobre um tal Dr. Lyon que irá realizar uma experiência classificada como extraordinária. Quando chegam ao local descobrem que a zona onde se encontra o Dr Lyon está cercada pelo exército.  Os dois conseguem entrar na zona, onde armas estranhas fazem parar os motores e  criam barreiras invisíveis.
O  Dr.Lyon prepara-se para congelar várias pessoas, incluindo a sua própria filha, para que possam ser preservadas da guerra nuclear que está para vir. Mas, atrás da loucura do cientista esconde-se um grupo de bandidos que  estão interessados nas armas.

Comentário
Argumento fraco e mal desenvolvido. O modo como os jornalistas são envolvidos é muito pouco verosímil. Mesmo que se considere o episódio enquadrado  na classe da ficção científica, poderia haver mais credibilidade na história.
Denayer desenha muito bem automóveis e situações com veículos, não tendo a mesma qualidade e criatividade quando sai dessa área. O episódio sai prejudicado também na coloração da revista, que é de fraca qualidade. Aliás, a primeira edição francesa do álbum, a preto e branco, é mais interessante em termos de desenho.



Sem comentários:

Enviar um comentário