sábado, 9 de novembro de 2013

Roland Garros



Provavelmente a maior parte da população que conhece o nome de Roland Garros, pensará que se trata de um antigo jogador de ténis, ou então de um outro qualquer campeão de uma modalidade desportiva, uma vez que o seu nome está associado a um dos mais conhecidos torneios de ténis que se realiza anualmente em França.
Roland Garros foi um dos pioneiros da aviação do início do século XX e teve um papel fundamental no aperfeiçoamento dos aviões  de combate durante a guerra 1914-18, designadamente na possibilidade de disparo através da hélice.
Foi feito prisioneiro durante a guerra, o que  permitiu aos alemães analisarem o seu avião e aperfeiçoarem o mecanismo de disparo. Conseguiu fugir, mas  acabaria por ser abatido num combate aéreo em 5 de outubro de 1918
São três as versões da vida de Roland Garros que possuo. Uma, de apenas 2 páginas, sem indicação de autor,  outra da revista Tintin, com 4 páginas, da autoria de Step e Henrotin e uma terceira, com 4 páginas com desenhos de Fernand Cheneval e texto de Yves Duval.

Título
Autores
Publicação na minha coleção
O guarda-chuva de Roland-Garros
Henrotin/Step
          Tintin ano 2, nº 32

Roland Garros – Uma às da aviação


Mundo de Aventuras  32 (II fase)


   A proeza de  Roland               Yves/Duvas/                   Mundo de    
   Garros                                     Cheneval                      Aventuras 534
                                                                                        (II fase)
     


Sem comentários:

Enviar um comentário