segunda-feira, 28 de outubro de 2013

relendo... ao acaso: Spirou e Fantásio



Título
Quem deterá Cyanure

Série
Spirou e Fantásio

Autores
Argumento: Tome
Desenhos: Janry

Dados sobre o episódio
Título original: Qui arrêtera Cyanure?
Publicação original: revista Spirou do número 2372 ao número  2393 (Bélgica)
Data da publicação original : 29 de setembro de 1983 a 23 de fevereiro de 1984
Leitura : Quem deterá Cyanure? (álbum)
Edição: Meribérica/Liber-2000
44 páginas /cor
Resumo
Cyanure é um robô que consegue obter energia  a partir da luz,  e que entra em atividade quando, pensando que se trata de uma mulher que estava prisioneira, Spirou e Fantásio a destapam e lhe desamarram as mãos. A partir daí o começa o caos  em Champignac, pois Cyanure  faz tudo para perturbar a vida dos humanos.
Spirou e Fantásio tentam detê-la, no que parece ser uma missão impossível. Quando tudo parece estar terminado, afinal talvez não seja assim. Quem conseguirá deter Cyanure?

Comentário
Mais um episódio de Spirou e Fantásio na área de ficção científica.
A introdução dos robôs no episódio poderia ser de uma forma menos forçada. A partir daí o desenvolvimento da história é interessante. 
Não gosto particularmente do título dado ao episódio. A tradução do título para português não é feliz. Uma vez que Cyanure não é nome próprio francês, e apenas está aplicado no original por comparação com o veneno mortal, cianeto, Cyanure deveria ter sido traduzido  para cianeto, como acontece na tradução feita para espanhol. Note-se que na versão portuguesa, nem sequer existe uma nota de tradução para a palavra Cyanure, pelo que quem não souber francês, não perceberá a razão do nome do robô e a associação que deste modo é feita ao seu comportamento.




Sem comentários:

Enviar um comentário