segunda-feira, 21 de outubro de 2013

relendo... ao acaso: Paul Temple



Episódio
O caso do tigre cansado

Série
Paul Temple

Autores
Argumento: Francis Durbridge
Desenhos: John McNamara

Dados sobre o episódio
Leitura: Revista Selecções
Data da publicação: Novembro de 1972
30 páginas p/b
Resumo
A  milionária excêntrica Lilah Carr-Fosdyke, possuidora de um jardim zoológico, contrata um circo para uma festa onde pretende mostrar o seu tigre Khan, um animal sempre dormente. Durante a apresentação o animal ataca a dona  causando a sua morte. Na pele do tigre é encontrado um dardo contendo um produto que o irritou. As investigações indicam que o assassino pode ser um dos cinco herdeiros. O sobrinho é preso mas Paul Temple desconfia  que possa estar inocente e acaba por descobrir que o assassino é o guarda dos animais, em cumplicidade com a sobrinha da vítima, com quem mantém um caso amoroso clandestino.

Comentário
O argumento está dentro do classicismo policial. A vítima, os suspeitos, os falsos indícios e a descoberta do criminoso, não faltando o tempero das relações sentimentais. O desenho tem a qualidade habitual de McNamara, com um bom domínio dos jogos de sombras.
As tiras foram remontadas. É de lamentar a alteração das vinhetas com cortes, ou mais grave ainda, com o acrescento de partes desenhadas. Veja-se o gigantesco e disforme braço estendido da cavaleira.

Sem comentários:

Enviar um comentário