sábado, 1 de junho de 2013

Peregrinação


Peregrinação narra as viagens e aventuras do seu autor, Fernão Mendes Pinto, um português que viajou pelo extremo oriente durante o século XVI e que deixou registado com este seu escrito o imaginário lusitano acerca do império português do oriente.
A adaptação para a banda desenhada foi feita por José Ruy.
A primeira publicação desta banda desenhada ocorreu no Cavaleiro Andante, uma revista portuguesa do final dos anos 50 e início da década de 60 do século passado. Foi publicada  ao longo de 74 páginas que se iniciaram em 14 de dezembro de 1957, e treminaram em 6 de junho de 1959.
Em 1979 na revista Spirou, no seu número 25  começou a ser publicada uma nova versão desta adaptação,a preto e branco, que seria interrompida com o fim da revista no número 32.
Já na década de 80 saiu uma edição colorida ,em álbum da Meribérica/Liber, com uma versão de 52 páginas.
José Ruy consegue uma adaptação agradável do texto original às características da banda desenhada, apresentando um trabalho  que facilita o conhecimento desta obra da literatura portuguesa.  Graficamente não é das obras do autor que eu mais aprecio, mas sem dúvida que  ficará na história da BD em Portugal.



Sem comentários:

Enviar um comentário