segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

relendo ao caso...O Fanfarrão


Título
Rixa chinesa

Série
O Fanfarrão

Autores
Argumento: Lele Vianello
Desenhos: Lele Vianello

Dados sobre o episódio
Título original: Il Millantatore
Publicação original: Revista Corto Maltese nº 48 (Itália)
Data da Publicação original: Setembro de 1987
Leitura: O Fanfarrão (álbum)
Edição: Asa  2003
10 páginas/ p/b  (1ª história do álbum)

Resumo
Theodore Brag reconta em 1939 uma aventura que lhe aconteceu  durante a guerra dos boxers, na China, quando lhe tinha sido atribuída a missão de destruir um canhão. Com a ajuda de um jovem misterioso, que no final desaparece (Corto Maltese?), conseguiu completar a tarefa.

Comentário
É o primeiro episódio de uma série divertida, que transporta o leitor pelo planeta no final do século XIX e início do XX. A personagem Theodore Brag é um aventureiro, que no final dos anos 30 do século XX, num clube londrino, relata as suas aventuras, tentando esconder a cobardia e exacerbar a sua coragem aos sócios do clube. Daí o título atribuído à série: O Fanfarrão.
No original este primeiro episódio estava identificado apenas com o título que viria a ser atribuído à série.
O desenho é visivelmente influenciado por Hugo Pratt, de quem Lele Vianello foi colaborador. Muitas vezes ao olhar os rostos das personagens fica-nos a dúvida se não estaremos a ler um episódio do marinheiro.
Dado que  na publicação original há a indicação de que o episódio ocupava 18 páginas é de presumir que tenha ocorrido um rearranjo para a publicação em álbum.




Sem comentários:

Enviar um comentário