segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

relendo...ao acaso: Alix



Título
As presas do vulcão

Série
Alix

Autores
Argumento: Jacques Martin
Desenhos: Jacques Martin

Dados sobre o episódio
Título original: Les proies du volcan
Publicação original: Revista Tintin (Bélgica) do número 43 de 1977 ao número 6 de 1978.
Data da publicação original: de 25 de outubro de 1977 a 7 de fevereiro de 1978
Leitura: Revista Tintin (Portugal) do número 17 do 11º ano ao número 38 do 11º ano.
Data da publicação: 9 de setembro de 1978 a 3 de fevereiro de 1979
46 páginas/ cor
 
Resumo
A revolta da tripulação do barco onde seguem Enak e Alix deixa-os abandonados numa praia. Enquanto tentam construir uma jangada para se fazerem ao mar novamente, recolhem Malua, uma jovem nativa, que foge dos seus, que, segundo ela, a pretendem entregar ao deus vulcão.
Alix e Enak levam a jovem de volta à sua aldeia. Apercebem-se que os habitantes são enganados pelo seu chefe que deixa que mercadores fenicios se aproveitem da crença dos indígenas para levarem grupos de escravos com eles.

Comentário
Esta história é a adaptação de um argumento escrito em 1973 por Jacques Martin para a série Corentin, desenhada por Paul Cuvelier e que este não terminou.
O argumento deixa algumas interrogações sobre a localização do espaço onde ficaria este território vulcânico, com vegetação tropical e população caucasiana.
O desenho sofre dos problemas que afetam normalmente o desenho de Jacques Martin, na manutenção das características faciais dos protagonistas e  na indistinção etária de Alix e Enak.
A colocação das cores criou vinhetas de grande beleza.




1 comentário:

  1. Bom dia,

    O meu comentário é apenas no sentido de solicitar ajuda. Tenho duas revistas Tintin, do mês 8 de publicação.

    Uma vez que não sou colecionadora ( são apenas "herança" ) pretendia desfazer-me delas.

    Seria possível darem-me algum tipo de orientação para saber onde me dirigir, ou quem contactar, que possa estar interessado em adquirir as mesmas?

    Deixo o meu contacto de e-mail para o caso de me puderem ajudar: soares1ana@gmail.com

    Grata pela atenção

    Ana Soares

    ResponderEliminar