sábado, 1 de dezembro de 2012

Chronologie de la bande dessinée


Editado pela Flammarion, Chronologie de la Bande Dessinée é uma obra da dupla Claude Moliterni e Philippe Melot, que pretende relatar a história da banda desenhada até 1996 num percurso de 100 anos percorrido ano a ano, com algumas páginas de contextualização sobre temáticas e  acontecimentos que condicionaram a evolução desta arte em diversas épocas do século XX.
O livro começa com  uma tentativa de encontrar as raízes da banda desenhada, com as já conhecidas referências em textos deste teor às tapeçarias de Bayeux, à imagens de Épinal ou a Wilhelm Busch.
O ano que marca o início desta cronologia é 1896, com a referência  à página dominical da série At the Circus in Hogan Alley. Depois é um desfiar dos anos até 1996, com o acento principal na banda desenhada norte-americana na primeira metade do século e depois na banda desenhada franco-belga.
Não é esta predominância que faz desmerecer a obra, pois mesmo em Portugal são estas duas escolas que marcam as publicações e edições.
É um livro com muita informação essencial para quem queira conhecer as principais séries e autores que fizeram a “ globalização” da banda desenhada.
A única referência que surge a autores portugueses é feita através de Martin Sievre, na página 65 do livro, pseudónimo utilizado por Eduardo Teixeira Coelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário