sábado, 3 de novembro de 2012

Yalek

Em 15 de Outubro de 1969 surgiu no jornal belga Le Soir uma nova série de banda desenhada. Os autores eram André-Paul Duchateau no argumento e Christian Denayer no desenho.A série designava-se Yalek e o episódio Y comme Yalek, traduzido como Y de Yalek.
Yalek é descendente de um chefe índio e trabalha numa estação de televisão instalada numa plataforma marítima. A sua arma favorita é o tomahawk, opção justificada pelo silêncio no uso e pela eficácia. Com o seu amigo Pocket, operador de câmara, vai fazer a cobertura de uma revolução num pequeno paí. Só que, ao tentarem procurar as causa da revolução e a forma como as armas surgem no palco da ação, aproximam-se de verdades perigosas, ficando a correr risco de vida.
Este será  provavelmente o episódio mais interessante da série, abordando um tema que tem atualidade, e cada vez mais, dada a forma como surgem e desaparecem temas mediáticos.
 Foi pena a qualidade dos argumentos não se ter mantido ao mesmo nível do primeiro episódio nos seguintes.
Na minha coleção tenho o episódio em duas versões. A versão a preto e branco publicada no Mundo de Aventuras em 1979, números 300 e 301, e a versão a cores no Jornal da BD, de 25 de novembro de 1986 a 13 de janeiro de 1987.
Sem dúvida que prefiro a primeira versão, talvez porque a qualidade da cor no Jornal da BD não fosse a melhor em algumas séries, nomeadamente esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário