sábado, 11 de agosto de 2012

Nikopol

Enki Bilal é o autor desta série constituída por três episódios: A feira dos imortais, A mulher armadilha e Frio Equador.
A história inicia-se em março de 2023 numa cidade de Paris dominada por um ditador e dividida em duas partes: a dos ricos e a da miséria.
Por sobre Paris paira uma nave em forma de pirâmide, dos deuses egipcios, que procuram combustível. Um dos deuses, Horus, rebela-se e interfere na vida dos homens, deixando os comapnheiros, mais interessados em jogar monopólio.
 Nessa sua atitude de rebeldia vai usar Alcide  Nikopol, que regressa à terra após uma longa estadia no espaço e tem um esprito anarquista que não se enquadra na ordem estabelecida.
Em três episódios Bilal cria um universo muito próprio onde a violência e a loucura se cruzam ao longo do tempo e do espaço em que a acção decorre e mostram uma visão muito pessimista da sociedade no futuro.
É uma obra fundamental da ficção científica na banda desenhada, pela originalidade revelada e pelo universo distinto que revela. Um universo absurdo que surge como absurdo mas com uma violência que se apresenta como real.
Na minha colecção tenho a série nos três albuns publicados pela Meribérica/Liber em 1991 e 1994.


 .

Sem comentários:

Enviar um comentário