sábado, 30 de junho de 2012

Humpa-Pá, o pele vermelha

Humpa-pá, o pele vermelha é a tradução do original Oumpah-pah, le peau-rouge. Surgiu pela primeira vez na revista belga Tintin num episódio de 30 páginas, com a designação daquele que viría a ser o título da série. Foi publicado originalmente entre 2 de Abril de 1958 e 9 de Julho de 1958.
Os autores são a dupla que melhor funcionou em termos humorísticos na banda desenhada belga: Goscinny e Uderzo, tendo aqui a sua primeira série elaborada em conjunto. Este episódio é já uma amostra daquilo que viria a ser a simbiose perfeita entre o texto e o desenho  série Asterix, cujo sucesso levou a que abandonassem Humpa-pa.
A série é protagonizada pelo oficial inglês Humberto Massa Folhada e o índio Humpa-pa, da tribo dos Savanás (shavashava).
Neste primeiro episódio, o inglês chega de barco ao continente americano e é feito prisioneiro. Devido à sua cabeleira postiça de oficial, o inglês recebe o nome de Duplo Escalpe. É feito prisioneiro por Humpa-pá que tem que superar um conjunto de provas para o manter vivo como prisioneiro, perante alguns elementos da tribo que o querem matar. No final Humpa-pá leva o prisioneiro, que passou a considerar irmão, ao forte dos ingleses, que se situa na zona da tribo dos Pés-Chatos, inimigos dos Savanás.
Em Portugal existem publicações em ábum da Ibis ( 1965), da Bertrand (1978) e da Asa (2005).
Na minha colecção possuo o episódio na versão publicada pela revista Tintin entre  o nº 14 do 13º ano, (18 de abril de 1981) e o nº 9 do 14º ano (11 de julho de 1981).

Sem comentários:

Enviar um comentário